São cirurgias realizadas no próprio consultório, de pequeno porte e que exigem anestesia local. Esse tipo de procedimento consiste num tratamento cirúrgico simples.
Extrações simples, RTG/ROG, cirurgias bucais para pequenas correções ósseas, (alveoloplastias) e a extração do terceiro molar mais conhecido como dente do siso.
O terceiro molar geralmente erupciona no início da fase adulta e a indicação cirúrgica se faz necessária quando não existe espaço suficiente para o dente se manter bem posicionado, acarretando alguns problemas de higienização e mastigação.
Muitas vezes o dente do siso encontra- se parcialmente dentro do osso, gerando uma doença chamada Pericoronarite, que consiste na inflamação da gengiva que recobre o dente causando alguns sintomas bem desagradáveis( dor, mau hálito, inchaço e dificuldade na abertura de boca).
Um Cirurgia Oral Menor sempre é realizada baseada no diagnóstico clínico e exames complementares, tais como radiografia ou tomografia e se necessário avaliação junto ao médico do paciente.
Essa área da Odontologia, trata o paciente de forma integrada. É o primeiro processo que o paciente passa quando chega a um consultório, onde é realizada uma avaliação do atual estado de saúde bucal e o diagnóstico para realização do tratamento adequado.
Nessa avaliação é possível observar a higienização com evidenciador de placa bacteriana e identificar clinicamente a presença de cáries ou problemas de gengiva, verificar necessidades estéticas e checar possíveis problemas de oclusão (mordida).
Conhecido popularmente como Tratamento de Canal, o Tratamento endodôntico tem como finalidade tratar a parte interna do dente e evitar a sua perda.
Esse tratamento deve ser realizado quando a bactéria da cárie atinge a polpa do dente (nervo) e penetra na parte mais profunda, chegando a contaminar a parte interna das raízecanais) provocando uma inflamação/infecção no local.
Essa inflamação/infecção nos canais pode levar a uma perda óssea originando uma lesão, que se não for tratada pode levar a perda do dente e também causar uma infecção no organismo do paciente muito grave, pois as bactérias que chegam ao canal dentário podem chegar até a corrente sanguínea.
Um dos sinais que o Tratamento de Canal deve ser realizado é a dor espontânea ou ocorrida na mastigação, sensibilidade a alimentos/ bebidas frias ou quentes, inchaço, cistos e a presença de abcessos com fistulas( quando a polpa já está morta).
No Tratamento é realizada a remoção do tecido contaminado, da polpa e dos canais, a desinfecção da região e a colocação de um material restaurador.
A Odontologia Estética é a especialidade que tem a função de restaurar a estética dos dentes, sempre associada à saúde e à funcionalidade bucal.
Clareamento dental, restaurações estéticas de resina na cor do dente, facetas de porcelana, plástica gengival e lentes de contato dentais são alguns exemplos dos tratamentos da Odontologia Estética. É necessário um planejamento prévio e minucioso, para a realização de um tratamento que unirá técnicas modernas e materiais eficazes propiciando a naturalidade do sorriso em harmonia com a face do paciente.
Dentes manchados, amarelados, coroas dentárias sem adaptação, dentes com formato diferente do normal… Esses são alguns dos fatores que podem causar impedimento e insegurança ao sorrir, atrapalhando o convívio social e profissional. Muitas vezes são limitadores de expressões que refletem bom humor, saúde, sucesso e satisfação pessoal.
Recuperar, transformar, reverter o processo natural de envelhecimento que os dentes sofrem estão relacionados aos resultados que a Odontologia Estética oferece de forma rápida, eficaz e satisfatória.
Periodontia é a especialidade responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças da gengiva e dos tecidos de sustentação e proteção do dente.
Doenças Periodontais, como Gengivite e Periodontite (mais grave), são as principais causas da perda dos dentes em adultos.
Os sintomas mais comuns apresentados são: sangramento gengival (provocado e/ ou espontâneo), mobilidade dental, recessão e retração gengival, inchaço e mau hálito.
Visitas regulares ao Cirurgião- Dentista é a melhor maneira de se prevenir da doença Periodontal. O Tratamento quando realizado além de controlar a doença Periodontal, deve incluir a instrução ao paciente sobre a maneira correta de se higienizar os dentes, evitando a recidiva da doença e propiciando uma saúde bucal adequada.
A reabilitação oral engloba as especialidades de prótese dentária e implante, que lidam com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, estética e saúde bucal.
São dois os tipos de prótese dentária: a prótese removível e a prótese fixa. Esses dois tipos de próteses podem ser parciais ou totais, podendo cobrir todos ou apenas os dentes que estão ausentes.
As próteses removíveis (pontes ou dentaduras) precisam ser retiradas para higienização e para dormir.
As próteses fixas (coroas de porcelana, metal ou pontes fixas com mais de 1 dente) são confeccionadas sobre implantes ou dentes naturais.
Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
O Cirurgião – Dentista através do exame clínico e exames complementares (radiografia ou tomografia), definirá qual o melhor tipo de prótese para o paciente, promovendo um restabelecimento bucal e devolvendo a função e a estética.